sábado, 11 de dezembro de 2010

O Louco

Perguntais-me como me tornei louco. Aconteceu assim:

Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas – e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!”

Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.

E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou: “É um louco!” Olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou pela primeira vez minha face nua.

Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras. E, como num transe, gritei: “Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!

Assim me tornei louco.

E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós.


Gibran Khalil Gibran

8 comentários:

  1. usamos varias mascaras com o objetivo de nos esconder ou fazer o mal,mas quando usamos a verdadeira face nua e crua podemos perceber,que as mascaras realmente nao valem nada,pois o que vale é a nossa verdadeira face,onde mostramos que realmente somos...

    ResponderExcluir
  2. realmente, já estou cansado, transperecer e vê pessoas que tem só tem esse artificio. É patético, porém estou dando fim as mutas coisas nessa vida.

    ResponderExcluir
  3. Fico me perguntando qual é o lado ruim de mostrar quem realmente é... Lado ruim com certeza tem - Afinal, ainda vivemos em sociedade. Mas muito pior é prender para si sua verdadeira identidade e nunca dormi tranquilo.
    Viva a liberdade e às noites tranquilas \o/

    ResponderExcluir
  4. somente existe esta perspectiva de ruim ao demonstrar sua essência pq a sociedade é hipócrata. No escuro faz os mais barbáros atos, mas quando está junto aos demais esconde-se para ser "aceito".

    ResponderExcluir
  5. nosssa texto mt bom mt lindo parabens pelo blog mt bom
    [
    http://planetahuumor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. cacete! que texto perfeito.
    ensina uma bela lição, e pra ferrar tudo ainda os comentários tão completando perfeitamente..
    geralmente mascaras só escondem algo bonito por baixo,

    ResponderExcluir
  7. sim nossa essência, n sei se é o mais bonito, mas com certeza será o mais próximo de sua verdade.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Me fez lembrar do Mito da Caverna, de Platão, outra ótima leitura.

    ResponderExcluir